NÓS CONTRIBUÍMOS

Publicado por Emilio Martins em

ENTULHO NO ESGOTONo último ano foram retiradas das tubulações de esgoto 8,5 mil toneladas de lixo, madeira, macaco hidráulico, rádios, etc. que foram deixados pela população ou jogado diretamente nas tubulações de esgoto.

Estes objetos que não deveriam estar na tubulação encheram 5.000 caçambas de entulho, causando transtornos que podem até bloquear as tubulações e alguns casos podem prejudicar a descarga residencial, retorno de esgoto pelos ralos residências e se tornar causa de enchentes no verão ou com chuvas fortes.

Não se pode compreender como uma residência que tem tubulações de esgoto com diâmetros em sua maioria de 10 cm pode carrear esse tipo de entulho. O que se imagina e que deve haver violações de caixas de esgoto e bueiros, para conter este lixo no sistema de esgoto.

Para limpeza das tubulações da rede de esgoto se utiliza jatos de água com grande pressão para esta limpeza e os detritos muitas vezes são retirados nas ETES (Estações de Tratamento de Esgoto), em suas grades.

O grande vilão das tubulações de esgoto e ainda o óleo de cozinha que é despejado nas pias e consequentemente nas tubulações de esgoto formando uma placa de gordura nas paredes das tubulações se misturando com outros detritos formando entupimentos das tubulações. Neste caso é um problema mundial, na velha Londres em 2013 foi encontrado uma obstrução de um acumulo de gordura que tinha 10 toneladas.

Para solucionar este problema teríamos que ter maior fiscalização nas novas construções e reformas, nas unidades residenciais e comerciais com a instalação e manutenção com limpezas periódicas de caixas de gordura e fazer a reciclagem do óleo de cozinha pela população.

            Além das gorduras encontradas na rede de esgoto e comum ser achados preservativos, fraldas, absorventes higiênicos femininos, etc., estes produtos são lixo e não devem nunca ser jogados na rede pública de esgoto.

Comumente quando temos um volume de chuvas concentrado verificamos comumente, sofás, cadeiras, garrafas pet, e todo tipo de lixo nos rios que na realidade é um grande contribuinte para as enchentes. Temos o poder público como grande culpado das enchentes nas grandes cidades, mas temos que fazer nossa parte não deixando o lixo parar no esgoto.

Dê sua opinião e comente sobre está notícia….

Blog: www.agua4u.marsaneng.com.br

Categorias: Noticias

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.