Fórum discute em Brasília iniciativas para preservar água

Publicado por Emilio Martins em

No Dia Mundial da Água (22/03), aconteceu em Brasília o Fórum Mundial, que discutiu iniciativas de preservação d’água.

Um bem que não tem substituto. Uma cerimônia do chá no estande do Japão, simboliza isso: a água é considerada sagrada.

Há 30 anos, um sistema é obrigatório em casas e prédios japoneses. O exemplo é uma miniatura de uma estação de tratamento domiciliar. A água que sai dos chuveiros e pias passa por um filtro de quatro etapas antes de voltar para a natureza, para não poluir os rios.

Israel trouxe a tecnologia de dessalinização; 80% da água usada no país vem do mar para irrigação e consumo.

“É a melhor solução para países, lugares que são semiáridos: usar a água de mar”, disse o embaixador de Israel, Yossi Shelley.

No Dia Mundial da Água, também teve protesto em Brasília. Para chamar a atenção para a importância da água e do saneamento, a Fundação SOS Mata Atlântica fez uma instalação no gramado do Congresso.

E no início da noite: uma grande cachoeira invadiu o Museu Nacional da República, um alerta para o uso adequado da água. A preocupação de todos nesta semana: buscar soluções.

Como o programa da Agência Nacional de Águas (ANA) que está atraindo produtores rurais de todo o país. Afinal, quem não quer o título de produtor de água?

O dono da terra precisa reflorestar, combater a erosão e cuidar das nascentes. Em troca, recebe em média R$ 250 ao ano por hectare preservado. Já são mais de 2 mil propriedades, perto de mananciais que abastecem grandes cidades.

“Quando você trabalha o solo adequadamente, ao invés dessa água escoar rapidamente ela se infiltra no solo, e aí ela fica reservada no solo durante o período de chuva. Você faz uma poupança, que é o lençol freático, e o lençol sobe. Como ela anda muito devagar no subsolo, ela só vai chegar no leito do rio no período seco, quando você não tiver mais chuva, que é quando você mais precisa da água”, explica o coordenador de projetos da Agência Nacional de Águas, Devanir Santos.

 

Confira a matéria na íntegra em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/03/forum-discute-em-brasilia-iniciativas-para-preservar-agua.html

Categorias: Noticias

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.