Desperdícios Ocultos

Desperdícios Ocultos

16 de abril de 2018 0 Por Emilio Martins

O Dia Mundial da Água, celebrado no fim de março, gerou alguns eventos e entre eles, uma semana de conscientização e economia em Brasília, abordando a importância desse recurso de importância vital ao ser humano. Entretanto, pouco se ouviu sobre maneiras de reutilizar água, ou seja, os chamados: desperdícios ocultos.

Nós, da Água 4 U, consideramos desperdícios ocultos vazamentos domésticos, como água descendo pelo ralo em grandes proporções, sendo que essa poderia ter sido usada para outros fins.

Analisamos como alguns vazamentos podem causar grandes prejuízos…

Uma torneira de lavatório, pia, ou chuveiro, por exemplo,  pode ocasionar um desperdício de água de até 146 litros por dia e  1.380 L/mês. Neste caso, o desperdício é baixo, se considerarmos que uma bacia sanitária tem um pequeno vazamento de 500L/dia, 15.000L/mês ou ainda, 15 caixas de água de 1.000 litros, possivelmente causado por falta de regulagem no mecanismo da caixa acoplada. Nesta comparação, verificamos que o volume é muito alto considerando que em média uma pessoa utiliza 200L/dia para suas necessidades.

Outra forma de economia é a adoção, mudança de hábitos e utilização de aparelhos domésticos. Uma máquina de lavar roupa de 8kg, gasta 112 litros por lavagem, enquanto que a máquina de 12 kg, consome 160 litros. Já no caso da lavadora de louça, ao limpar 60 itens, consome aproximadamente 40 litros de água, enquanto que, se esses mesmos itens forem lavados numa pia de cozinha, vão consumir em média 243 litros, com a torneira meio aberta.

Para dar continuidade ás análises, agora o assunto em questão é o tão comentado banho, o grande vilão no desperdício de água. Apresentamos a seguir, uma comparação entre tempo de uso e consumo de alguns aparelhos:

Fonte: Emilio Berbari Martins

É aquilo que já estamos cansados de ler, ouvir e saber: economizar água é importante não só para nós, como para as futuras gerações, façamos desse clichê, uma rotina.