Adaptação Hidráulica

ADAPTAÇÃO HIDRÁULICA

Projeto de adaptação hidráulica nos condomínios. Foto: Divulgação

Com a criação do Proacqua (Programa de Qualidade e Produtividade dos Sistemas de Medição Individualizada de Água) em maio de 2007, instituído pela Sabesp, foi criada a medição individualizada de água para condomínios no estado de São Paulo.

Na medição individualizada os condomínios que não estão adaptados e pretendem ter esse tipo de medição, devem executar obras de adaptação hidráulica para poder ter um hidrômetro e ligação para cada unidade habitacional/comercial.

As válvulas hydra não podem ser utilizadas na medição individualizada e na eliminação das prumadas* coletivas de água, por ter uma vazão muito alta na sua utilização.

Como a medição individualizada depende de modificações nos projetos de hidráulica originais dos condomínios e necessário adaptação hidráulica para a execução da medição individualizada.

As adaptações hidráulicas são mudanças nas tubulações de água e a instalação de um hidrômetro para cada unidade residencial/comercial, que deve ser posicionado na horizontal (classe B).

Deve-se elaborar projeto modificação hidráulica, tendo como base as normas técnicas para determinar quais modificações devem ser executadas, sem prejudicar o bom funcionamento do sistema hidráulico do condomínio.

 

*canal embutido em vigas, colunas ou lajes, para passagem de tubulação